Congresso da Nação Argentina

No final do século XIX, decidiu-se fornecer à cidade uma infraestrutura portuária adequada, o que deu origem a um importante debate em torno de dois projetos: o do engenheiro Luis A. Huergo e o do comerciante Eduardo Madero. A proposta de Madero, que previa a localização do porto nas proximidades da Plaza de Mayo, foi aprovada pelo Congresso Nacional em 1882 e as obras foram inauguradas em 1897. Então, no início do século XX, os depósitos foram construídos de tijolo vermelho que hoje constituem o selo do bairro.

Por fim, por volta de 1916, foi desenhada a Avenida Costanera, um dos passeios favoritos dos habitantes da cidade, onde foi criado o Spa Municipal. Devido à ineficiência do projeto Madero (tornou-se obsoleto muito em breve quando não contemplava o tamanho crescente dos navios de carga), entre 1911 e 1930, o Novo Porto foi construído em seu substituto, de modo que a área abandonada por mais de 50 anos.

Em 1989, foi decidido resgatar a antiga área portuária para integrar a cidade ao rio. O projeto, liderado pela Puerto Madero Old Corporation (uma joint venture formada pelo governo nacional e municipal), envolveu a recuperação de 170 hectares para habitação e espaço público. Esse bairro, cujas ruas homenageiam mulheres de destaque na história argentina, logo se tornou um exclusivo centro residencial, gastronômico e comercial da cidade.